Cistometria (Enchimento Vesical)




O enchimento vesical normal deve ocorrer a baixas pressões passivas (sem contrações detrusoras), sem dor ou urgência miccional precoce ou oscilante e sem perda urinária de nenhuma etiologia. Obedecendo a esses parâmetros e havendo uma capacidade vesical normal (no adulto, 350 a 600 ml), o padrão pressórico de armazenamento se faz de modo a não colocar em risco a integridade morfofuncional do trato urinário superior (ureteres e rins). E, havendo competência e coordenação esfincterianas, não ocorrerá perdas urinárias.
A preparação do paciente se faz de modo que o mesmo fique o mais confortável possível. Ao mesmo tempo, a posição adotada para a realização da fase deve permitir a introdução das sondas (retal e uretral) com facilidade. A área de trabalho urinária (pênis, vulva e vagina) deve ser limpa com soluções antissépticas, para que infecções urinárias decorrentes da manipulação não ocorram.
Após a urofluxometria livre (sem sondas), que é, em geral, o início do exame, o(a) paciente deve ser colocado(a) o mais rápido possível na posição para cistometria e a sonda (ou sondas) uretral deve ser posicionada na cavidade vesical através do meato uretral utilizando-se lidocaína geléia e fixada externamente (usualmente com Micropore®). A rapidez desse procedimento confere credibilidade à medida do resíduo pós-miccional, importante dado da avaliação urodinâmica.
Uma vez a bexiga vazia, conecta-se o transdutor vesical na sonda uretral, fazendo o mesmo com o soro fisiológico a ser infundido. A sonda uretral pode ser única, mas com duplo lúmen, ou duas sondas simples podem ser introduzidas (medida da Pves e infusão). Depois de conectadas e fixadas, chega a vez de introduzir e posicionar a sonda retal com balão. Em geral não há a necessidade de fixar, pois o balão inflado com água faz esse papel.
__________________

Um comentário:

Hana disse...

Sabe, você realmente coloca amor no que faz, sinto isso em seu blog, sua alma esta lá, acho fantástico. Vim agradecer seu carinho em meu blog, já te vi lá, eu leio seus post, mas não entendo nada, mas acho interessante.
Venha quando quizer em meu blog, será bem vindo sempre. Que este domingo seja especial, assim como seu blog, que seja cheio de alegria.Com carinho
Hana