Eixos e Escalas

Para efeito didático, o campo 1 (vesical) será denominado Pves, o campo 2 (detrusora / abdominal) será Pdet / Pabd e o campo 3 (fluxo / volume), Q / Vol, respectivamente.


Eixos

O eixo vertical mede pressão (P) em cmH2O (centímetros de água) nos campos 1 e 2 evolume urinado (Vol) em mililitros (ml) e fluxo (Q) em ml/s (mililitros por segundo).

O eixo horizontal se refere ao tempo (t) em mm:ss (minutos e segundos) concomitante nos 3 campos.


Fig.02 - Eixos (clique na imagem para ampliá-la)


Escalas

A amplitude dos campos de pressão (vesical, detrusora e abdominal) pode ser ajustada para as escalas de 50, 100, 150, 200 ou 250 cmH2O quando da impressão do gráfico, assim como no campo de volume / fluxo em ml e ml/s, respectivamente. Quanto menor o valor da escala, maior fica a aparência do traçado gráfico, mas não há alteração na coleta numérica dos dados.


Fig.03 - Escalas (clique na imagem para ampliá-la)


O software desses equipamentos geralmente possui o recurso de zoom que “estica” o traçado, permitindo melhor visualização e análise de um segmento importante do exame ou que se deseje mostrar em detalhe mais evidente para o médico solicitante.

Obviamente, para que os dados sejam confiáveis, o equipamento necessita possuir um aterramento adequado, estar devidamente calibrado e sondas e transfusos devem funcionar na ausência de bolhas de ar, já que se trata de um sistema fechado.

____________________

Nenhum comentário: